
Coalizão celebra parceria no Programa Impacta RS
8 de abril de 2025Conselho da Coalizão toma posse em comitê estadual de Impacto do Ceará
No dia 26 de março, foi lançado o Comitê Estadual de Negócios de Impacto (Ceni). Beto Scretas, consultor do ICE e membro suplente do comitê, detalhou o processo de criação do Ceni:
“O Ceará é um dos quatro estados do Brasil que assinaram um acordo de cooperação técnica para fazer parte do Sistema Nacional de Impacto (SIMPACTO). O SIMPACTO foi criado ano passado e prevê a colaboração do governo federal através do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e os diversos estados para fomentar o ecossistema de economia de impacto do Brasil. O Ceará foi um dos estados que já tinham uma lei, que ainda não havia saído do papel, mas que no ano passado foi regulamentada por meio de um decreto e que instituiu a figura do comitê estadual.”
O comitê é formado por membros de 17 instituições públicas, privadas e do terceiro setor, incluindo os seguintes conselheiros da Coalizão pelo Impacto de Fortaleza:
Sarah Monteiro – SECITECE
Conceição Oliveira – UFC
Josimeire Gomes – UFC
Pedro Silva – SEBRAE
Andreia Cardoso – Somos Um
Bia Fiuza – ICE
Eduardo Neto – ADECE
De acordo com Beto Scretas, o ingresso do Ceará no SIMPACTO foi fundamental para alimentar a articulação direta com o governo federal e estadual, garantindo o endosso político para regulamentar a criação do comitê.
Carla Esmeraldo, conselheira da Coalizão de Fortaleza, celebrou o impacto da posse do comitê para a consolidação do ecossistema de impacto local:
“A posse do Comitê Estadual de Negócios de Impacto no Ceará representa um grande avanço para a economia de impacto, ao possibilitar novos debates sobre o tema, fortalecer o ecossistema local e impulsionar oportunidades para empreendedores. O Comitê reúne entidades públicas, Universidades e sociedade civil engajadas com a pauta. Sua relevância como política pública é essencial para consolidar um ecossistema que valoriza iniciativas de impacto, e a presença de membros do conselho da Coalizão pelo Impacto amplifica as colaborações em torno do objetivo de apoiar negócios e empreendedores no estado.”