
Conselho da Coalizão toma posse em comitê estadual de Impacto do Ceará
23 de abril de 2025
Coalizão pelo Impacto lança relatório trimestral
28 de maio de 2025Coalizão anuncia programas selecionados na chamada Inova Meio Ambiente
De 28 inscritos, 6 programas com a temática “Negócios ambientais e suas contribuições para a saúde humana” serão apoiados na Chamada Inova Meio Ambiente em 6 cidades do Brasil.
A Chamada Inova Meio Ambiente divulga a lista de projetos selecionados para receber o apoio da Coalizão Pelo Impacto: Praia Impacta (Fortaleza), Inova Impacta (Campinas), ELEVA (Porto Alegre), Next Impact ( Brasília), Bio Belém (Belém), VALE DO TIÊ ( Paranaguá). Saiba mais sobre cada um deles a seguir.
O financiamento a programas de apoio a negócios ambientais e suas contribuições para a saúde humana, é uma iniciativa lançada em fevereiro de 2025. A chamada aconteceu em diversas etapas incluindo o planejamento do edital, abertura de inscrições mediante convite a partir da indicação dos conselhos locais e a avaliação dos projetos. A avaliação contou com a análise técnica feita por uma especialista em meio ambiente e impacto, membro da Rede Academia, Professora Sandra Rufino, e um especialista em inovação e negócios, Arthur Garutti, além dos coordenadores locais de cada cidade. Dez representantes de organizações correalizadoras, que compõem a governança nacional da Coalizão, compuseram a banca avaliadora responsável pela avaliação final.

Conheça os programas selecionados por cidade:
FORTALEZA (CE)
O programa da Praia Impacta, apresentado pelo Instituto Atlântico, propõe uma jornada de aceleração para capacitar 7 negócios de impacto para promoções de soluções em meio ambiente e saúde. Com o intuito de desenvolver e impulsionar startups de impacto ambiental a partir de aceleração estratégica e suporte especializado, a organização fortalecerá startups e negócios pós-ideação, com soluções validadas e que necessitam apoio para tração e crescimento sustentável. O cronograma da jornada menciona workshops de diferentes temáticas, encontros online e presenciais e a entrega de um artigo final com informações consolidadas.
CAMPINAS (SP)
O programa da Inova Impacta, apresentado pela Inova UNICAMP,prevê que 5 a 8 negócios serão apoiados durante a Jornada de Validação de Negócios nos eixos ambiental e de saúde. Com a expectativa de que, ao passar pelo programa, os empreendedores estejam habilitados a construir ou aperfeiçoar um MVP (mínimo produto viável). Os produtos elaborados a partir da vivência serão apresentados em um Encontro de Investidores presencial na Inova Unicamp. Além disso, os empreendimentos poderão acessar conteúdos difundidos pelas unidades de ensino e pesquisa da universidade e serão incluídos no rol de empresas filhas da Unicamp.
PORTO ALEGRE (RS)
O programa da ELEVA, da Semente Negócios, é uma incubadora social que busca fortalecer 10 negócios que atuam na interseção entre meio ambiente e saúde, especialmente a partir da experiência acumulada na atuação a partir da tragédia climática vivenciada em 2024. Os negócios selecionados atuarão em temáticas como saúde, cidades resilientes e regeneração pós-enchentes, ofertando mentorias, consultorias, eventos de conexão e além de compartilhar os resultados do programa.
BRASÍLIA (DF)
O programa da NEXT IMPACT – ed Bancabilidade, apresentado pela Fenasbac (Federação Nacional De Associações Dos Servidores Do Banco Central), visa impulsionar 5 startups de impacto, gerando diagnósticos dos negócios, planos de trabalho, prova de conceitos tecnológicas e regulatórias, avaliação de impacto e apresentação ao mercado.
BELÉM (PA)
O Bio Belém: Justiça Climática, Bioeconomia e Inovação local, apresentado pela Cesupa, é um programa de incubação para 10 negócios com foco em bioeconomia, restauração ecológica, segurança hídrica e bem-estar das populações locais. A incubadora visa uma jornada com oficinas especializadas, mentorias individuais, diagnósticos técnico-gerenciais, visitas técnicas e eventos estratégicos.
PARANAGUÁ (PR)
O VALE DO TIÊ – Vale de inovação para conservação ambiental e adaptação climática, apresentado pelo Instituto Ecoe, é um programa que propõe habilitar entre 05 e 10 organizações através de um ciclo de capacitação com módulos presenciais sobre temas transversais aos empreendimentos e sessões de mentorias online especializadas. Além disso, serão ofertados laboratórios de inovação, elaboração de um relatório de impacto para cada negócio participante, diálogos com convidados e eventos. Por fim, a concretização a partir da criação do Vale do Tiê, Vale de Inovação que recebe o nome da ave Tiê, símbolo da Mata Atlântica, uma espécie de grande importância ecológica por ajudar na regeneração da floresta com a dispersão de sementes.
Nos próximos meses, a iniciativa Inova Meio Ambiente segue seu cronograma e passará pelas etapas de repasse e implementação.