Coalizão pelo Impacto presente no 12º Congresso GIFE
14 de abril de 2023Série de Workshops
26 de abril de 2023Notícias
Coalizão pelo Impacto participa de lançamento do programa NISA do Sebrae-PA em Belém
Pré-aceleradora busca desenvolver negócios de impacto nos estágios iniciais dando acesso a formação, mentorias e conexões com o ecossistema e outros programas de aceleração
A gerente de programas ICE e Coalizão Pelo Impacto, Vivian Rubia fala sobre o Ecossistema Nacional de Negócios de Impacto; a diretora técnica do Sebrae-PA, Domingas Ribeiro ao lado do coordenador da Coalizão pelo Impacto Belém, Antônio Abelém. Crédito: Divulgação Sebrae-PA/Carlos Borges
O Sebrae-PA lançou o programa de pré-aceleração Negócios de Impacto COP30 (NISA) no último dia 19 na capital paraense. Com chamada aberta para financiamento até o dia 27, o programa prioriza negócios que atuam na região das Ilhas de Belém, que segundo o Sebrae apresenta um alto potencial turístico e para soluções sustentáveis.
A Coalizão pelo Impacto esteve presente ao lançamento representada pelo coordenador local do programa e professor da UFPA, Antônio Abelém. Além disso, a gerente de programas do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e da Coalizão pelo Impacto, Vivian Rubia, apresentou durante o lançamento a palestra “Ecossistema Nacional de Negócios de Impacto”.
Segundo Vivian Rubia, existe uma sinergia grande entre os objetivos da Coalizão e o programa do Sebrae-PA uma vez que o Sebrae já faz parte do conselho da Coalizão em Belém e está desenvolvendo uma chamada específica para negócios de impacto.
“Eles fizeram essa edição especial por conta da COP30 e acreditam que é importante fomentar negócios de impacto alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e ajudassem a cidade a desenvolver modelos de negócios alinhados com essa grande mobilização que vai acontecer na cidade.”, explica.
Belém é a cidade candidata oficial do Brasil para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) em 2025. A decisão sobre o local da COP30 se dará em dezembro deste ano durante a COP28, em Dubai.
Saiba mais sobre o NISA
O programa de pré-aceleração NISA busca negócios de impacto em estágios iniciais que podem ser pessoas físicas com iniciativas de impacto, MPEs com foco de impacto na Amazônia e associações ou cooperativas. Eles oferecem formação de impacto, mentorias específicas e oportunidade de conexões com o ecossistema, além de priorizar a conexão com fundos e demais programas de aceleração, favorecendo o avanço nos estágios dos negócios proponentes.
As iniciativas que poderão participar do programa devem estar em estágio de ideação, prototipagem ou validação, possuir foco de impacto na Amazônia, de acordo com o regulamento, ter mais de uma pessoa no time e não oferecer risco (ou riscos mitigáveis) de gerar impactos negativos ambientais e sociais.