
Escola de Economia e Negócios promove o 1º Seminário de Economia de Impacto da Região Metropolitana de Campinas (RMC)
25 de agosto de 2025Coalizão divulga relatório do 2⁰ trimestre
Documento apresenta os principais destaques e avanços no período
Durante os meses de abril a junho, a Coalizão Pelo Impacto passou por alguns marcos importantes. Como o início da etapa de monitoramento do Plano de Ação 2025, que representa um passo importante para o futuro do programa nas seis cidades.
Além disso, o fim do primeiro semestre consolidou dados relevantes da capilaridade nacional da Coalizão. De janeiro a julho deste ano, foram realizados 56 eventos nos territórios do programa, sendo 22 em Fortaleza, nove em Campinas, sete em Brasília, sete em Porto Alegre, seis em Belém, três em Paranaguá e dois em âmbito nacional.
O programa também produziu, ao todo, 87 materiais de comunicação no site e nas redes, com um pico de 24 publicações no mês de abril.
Entre os eventos com participação da Coalizão, destacaram-se:
– South Summit Brasil 2025 – Durante o evento, em Porto Alegre, foi lançado o Impacta RS, parceria entre a Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, o Banrisul, a Coalizão Pelo Impacto e o Regenera RS. A iniciativa tem por objetivo o desenvolvimento de negócios de impacto, fomentando a regeneração e o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio Grande do Sul. Os negócios selecionados terão a possibilidade de acessar uma chamada de crédito através do Banrisul para suas soluções.
– Campinas Innovation Week – A Coalizão pelo Impacto participou do evento impulsionando o acesso e exposição de 13 negócios de impacto – AfroTem, Ateliê Marcenaria, Catalisadora Maia, Cooperativa do Bassoli, Croopi, Ecomilhas, Guaráipu, Instituto Negras em Ação, Movimento Rosalina, Obará Edutech, Ozipa Criativa, Soulcial, WasteBank, na Vila das Startups do evento, ação proposta como projeto da Obará Edutech.
– Fórum Nacional Confap – No início de julho, a Coalizão lançou a publicação “Iniciativas socioambientais de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e sua conexão com a agenda de negócios de impacto”. O Fórum foi organizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
No trimestre analisado, os coordenadores locais foram convidados a compartilhar celebrações dignas de capa de jornal e alguns aprendizados e reflexões sobre o dia a dia da Coalizão pelo Impacto. Os conteúdos destacados abaixo enfatizam a relevância de combinar iniciativas de formação, articulações intersetoriais e estímulo ao protagonismo local.

Para mais detalhes, leia o relatório na íntegra.