
Campinas Innovation Week realça a sinergia entre inovação e impacto
1 de julho de 2025Por que as FAPs são relevantes no ecossistema de Negócios de Impacto?
No dia 03 de julho, a Coalizão pelo impacto lançou a publicação Iniciativas socioambientais de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e sua conexão com a agenda de negócios de impacto. O lançamento aconteceu durante a 68ª edição do Fórum Nacional CONFAP, organizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
O estudo analisa o potencial papel das FAPs no fortalecimento do ecossistema de negócios de impacto, a partir da atuação dessas fundações na mobilização de recursos financeiros, criação de redes de relacionamento institucional e fornecimento de expertise para o fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação. A expectativa do documento é levar a expertise, know-how e capacidade institucional desses atores para o fomento e apoio aos empreendimentos de impacto e, em consequência, propiciar mais desenvolvimento social e ambiental nos territórios de atuação da Coalizão.
A publicação analisou um total de seis entidades e revelou alguns números relevantes sobre a atuação das FAPs estudadas. Ao todo, foram publicadas 35 iniciativas socioambientais, sendo que 45% destas fomentam a inovação e o empreendedorismo, 71% a pesquisa científica e tecnológica, 25% das iniciativas oferecem apoio financeiro e técnico, 51% das iniciativas estão voltadas ao impacto ambiental e social e 14% fomentam a visibilidade e divulgação de negócios. A partir deste estudo, a Coalizão criou um total de 13 recomendações para fomentar, estruturar e avançar a agenda de negócios de impacto.