
Campinas Innovation Week realça a sinergia entre inovação e impacto
1 de julho de 2025
Escola de Economia e Negócios promove o 1º Seminário de Economia de Impacto da Região Metropolitana de Campinas (RMC)
25 de agosto de 2025Por que as FAPs são relevantes no ecossistema de Negócios de Impacto?
No dia 03 de julho, a Coalizão pelo impacto lançou a publicação Iniciativas socioambientais de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e sua conexão com a agenda de negócios de impacto. O lançamento aconteceu durante a 68ª edição do Fórum Nacional CONFAP, organizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
O estudo analisa o potencial papel das FAPs no fortalecimento do ecossistema de negócios de impacto, a partir da atuação dessas fundações na mobilização de recursos financeiros, criação de redes de relacionamento institucional e fornecimento de expertise para o fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação. A expectativa do documento é levar a expertise, know-how e capacidade institucional desses atores para o fomento e apoio aos empreendimentos de impacto e, em consequência, propiciar mais desenvolvimento social e ambiental nos territórios de atuação da Coalizão.
A publicação analisou um total de seis entidades e revelou alguns números relevantes sobre a atuação das FAPs estudadas. Ao todo, foram publicadas 35 iniciativas socioambientais, sendo que 45% destas fomentam a inovação e o empreendedorismo, 71% a pesquisa científica e tecnológica, 25% das iniciativas oferecem apoio financeiro e técnico, 51% das iniciativas estão voltadas ao impacto ambiental e social e 14% fomentam a visibilidade e divulgação de negócios. A partir deste estudo, a Coalizão criou um total de 13 recomendações para fomentar, estruturar e avançar a agenda de negócios de impacto.