Caminhos para conectar as organizações que compõem os ecossistemas de apoio aos negócios de impacto
29 de fevereiro de 2024Fronteiras de Impacto #5: Negócios de impacto – resolvendo os grandes desafios sociais e ambientais
27 de março de 2024Notícias
Governo Federal discute o papel do ensino, pesquisa, extensão e inovação na agenda de investimentos e negócios de impacto
Evento em Brasília, com a presença da Coalizão pelo Impacto, busca propor recomendações para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
No dia 5 de março, em Brasília, a Coalizão pelo Impacto participou da Conferência Livre “Ciência, Tecnologia e Inovação para impulsionar a Economia de Impacto”, evento que integra a 5ª Conferência Nacional Ciência Tecnologia e Inovação. Promovido pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em colaboração com Enimpacto, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o evento abordou o papel fundamental do ensino, pesquisa, extensão e inovação no desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental.
Um dos painéis foi sobre “Negócios de impacto socioambiental: o papel do ensino, pesquisa, extensão e inovação”. Nele, foram discutidas questões como o incentivo à criação de negócios de impacto a partir da pesquisa acadêmica e o papel da extensão universitária na promoção desses negócios. Participaram do debate Camila Aloi (gerente do programa Academia ICE e líder da dimensão de instituições de ensino superior da Coalizão pelo Impacto), Odilon Máximo de Morais (presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – Abruem), Paulo Renato Cabral (gerente da Unidade de Inovação do Sebrae) e Dalila Andrade Oliveira (diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do CNPq), com mediação de Julia Jungmann (gerente de Responsabilidade Social da Associação Nacional das Universidades Particulares – Anup).
Camila Aloi ressaltou a importância de criar uma cultura de impacto nas universidades, visando ampliar sua contribuição para transformações sociais e ambientais. Além disso, destacou a necessidade de ampliar o acesso de empreendedores, principalmente aqueles de comunidades vulneráveis, às estruturas de apoio à inovação e ao empreendedorismo. “É importante abrir as portas das universidades e, em especial, dos programas de pós-graduação para empreendedores da periferia. Eles já nos mostraram tantas soluções ao longo dos anos no setor de impacto brasileiro”, comenta.
O evento refletiu também sobre a importância das instituições acadêmicas no apoio e colaboração com organizações que promovem o desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental, visando uma integração mais eficaz entre pesquisa e aplicação prática.
Universidade +Engajadas: As instituições de ensino na Coalizão
A Coalizão pelo Impacto, dentro de suas dimensões, possui a iniciativa “Universidades + Engajadas“, que busca institucionalizar a atuação das Instituições de Ensino Superior (IES) nas temáticas de Empreendedorismo Social, Investimento e Negócios de Impacto e Inovação Socioambiental nos três eixos acadêmicos: ensino, pesquisa e extensão. São 12 instituições participantes em todo Brasil. Ao participar do programa, elas assumem um compromisso de longo prazo e constroem um plano de ação para ampliar sua atuação nas temáticas.
A iniciativa “Universidades + Engajadas” nasce a partir de uma trajetória de mais de uma década de atuação do ICE (atual secretaria executiva da Coalizão pelo Impacto) na mobilização de professores para atuar na agenda de negócios de impacto, por meio da Rede Academia ICE. Participam da rede mais de 185 professores representando 84 instituições de ensino de todas as regiões do país.
Para saber mais sobre a Coalizão pelo Impacto, acompanhe também nossas redes sociais: Instagram e LinkedIn.