
Next Impact abre inscrições para acelerar startups de impacto socioambiental no Distrito Federal
30 de outubro de 2025
1ª Mostra de Negócios da Coalizão reforça relevância do empreendedorismo para o Ecossistema de Impacto
6 de novembro de 2025Festival Coaliza consolida o litoral do Paraná como polo de inovação e impacto socioambiental

O litoral paranaense foi palco da segunda edição do Festival Coaliza, realizado no Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá (IFPR), no final de outubro. O evento reuniu empreendedores, estudantes, gestores públicos e representantes de instituições de ensino e empresas em dois dias intensos de atividades voltadas à inovação, sustentabilidade e impacto socioambiental.
Essa segunda edição contou com mais de 600 participantes, ampliando o alcance e fortalecendo o ecossistema regional de inovação e impacto com mais de 45 expositores. O crescimento, em relação à edição anterior, reflete o amadurecimento do ecossistema e o fortalecimento das conexões entre academia, setor público, setor privado e comunidade local.
Entre as autoridades presentes, Alex Canziani, secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Estado do Paraná, assinou o termo de repasse do Governo do Estado de R$ 450 mil para a implantação do novo hub de inovação na Casa Dacheux, um marco para a inovação no litoral.
Também marcaram presença Michele Riquetti Tesser, gerente regional da região leste do Sebrae/PR, Diogo Quitério, vice-diretor do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), representantes da prefeitura de Paranaguá, do IFPR, da Unespar, da Fundação Grupo Boticário, Portos do Paraná, Cattalini Terminais Marítimos, Rumo Logística, entre outras instituições que compõem o ecossistema de inovação e impacto da região.
Quitério participou de dois momentos do Festival, a mesa de abertura com tema Governança e Inovação: alianças que transformam territórios e o Momento Coaliza – Negócios que cuidam, inovam e transformam. O vice-diretor do ICE frisou a importância de trazer o impacto para a pauta de empreendedorismo.
“Falar sobre impactos socioambientais positivos e pensar em empreendedorismo na perspectiva de negócios que resolvam os problemas sociais e ambientais não é uma discussão trivial. Não dá para ficarmos de braços cruzados esperando que essa transformação do empreendedorismo, voltado para impacto socioambiental, aconteça naturalmente”, destacou.
Já Beto Scretas, senior advisor do ICE, compôs o painel “Políticas que transformam: o setor público e os negócios de impacto”. Em sua fala, comemorou a adesão do Paraná ao Sistema Nacional de Impacto (Simpacto):
“Esse evento está acontecendo em uma semana muito especial. Curitiba é a primeira e única cidade do país que tem uma legislação municipal de fomento ao empreendedorismo social e ambiental. E, com isso, o Paraná se torna o primeiro estado da federação a ter os três eixos de governo alinhados para fomentar mudanças sociais e ambientais no país”, celebrou.
“O Festival Coaliza é mais do que um evento, é um movimento. Ele demonstra que o litoral paranaense tem vocação para inovar e gerar impacto positivo, conectando o conhecimento científico, o empreendedorismo e a valorização da cultura local”, destacou Flavia Oliveira, embaixadora de impacto e conselheira local da Coalizão pelo Impacto Paranaguá.
Para quem já empreende ou deseja se consolidar nesse caminho, o festival ofereceu uma série de atividades como feira de negócios de impacto local, palestras com especialistas e instituições-chave, mesas-redondas com representantes do setor público e privado.
Os pitches dos empreendimentos, apoiados pelo projeto Bolsa para empreendedores de Negócios de Impacto (Beni), e os do projeto Aquário de Inovação, também foram destaques na agenda em Paranaguá. Outro projeto que apresentou resultados no Festival foi Imersão Mata Atlântica, uma experiência formativa promovida com estudantes de instituições de ensino superior do litoral, que criaram soluções inovadoras para desafios ambientais e sociais do território e receberam ao todo cerca de R$ 18 mil em premiações.
A programação ainda contou com momentos culturais e artísticos, celebrando a identidade caiçara por meio de apresentações musicais, oficinas, performances e a Aula Show Caiçara, realizada em parceria pelo Senac Paranaguá, que conectou gastronomia, saberes tradicionais e sustentabilidade.Mais do que um evento, o Festival Coaliza se consolidou como um espaço de encontro, aprendizado e colaboração, onde negócios, ideias e pessoas caminham juntas rumo a um litoral mais sustentável, inovador e cheio de propósito.




