Workshops com gestores públicos em cinco cidades da Coalizão pelo Impacto resultam em documento de recomendações
17 de junho de 2024Encontro Nacional da Coalizão pelo Impacto reforça vínculos e a força da ação local
17 de junho de 2024Notícias
Estudantes desenvolveram soluções inovadoras com recursos naturais da Amazônia no Amazon Experience
A maratona mostrou alternativas de sustentabilidade econômica para problemas sociais e ambientais
No final do ano passado, a proposta “Academia e Negócios de Impacto” foi uma das cinco propostas do eixo universidades, reconhecidas pela Chamada Impulso Colaborativo, um edital da Coalizão pelo Impacto que destinou 10 mil reais para iniciativas que promovam aprendizados e trocas de conhecimento entre organizações e indivíduos que atuam nas seis cidades da Coalizão pelo Impacto: Belém, Brasília, Campinas, Fortaleza, Paranaguá e Porto Alegre.
Organizada pela CESUPA – Centro Universitário do Pará e PUC Campinas, a iniciativa foi articulada por professores de Belém (PA) e Campinas (SP) para promoverem a quinta edição do Amazon Experience, um hackathon com 45 estudantes de sete Instituições de Ensino Superior (IES): CESUPA – Centro Universitário do Pará, Pontifícia Universidade Católica Campinas, Pontifícia Universidade Católica Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Ceará, Universidade Mackenzie, Universidade de Brasília e Universidade Federal do Pará.
Intercâmbio e colaboração
Foram duas semanas de maratona, de 26 de abril a 17 de maio de 2024. Esses estudantes receberam mentorias de professores das universidades participantes e empresários locais sobre modelos de negócios sustentáveis focados em bioeconomia, introdução ao contexto da floresta amazônica, oportunidades e internacionalização, pensamento crítico, criatividade, trabalho em equipe e colaborativo, liderança, boa comunicação e apresentação do projeto. Foram oito equipes com o desafio de desenvolver um modelo de negócio socioambiental para exportação de produtos da região amazônica ou serviços vinculados às cadeias produtivas da região.
A iniciativa teve três premiados e o primeiro lugar recebeu mil reais. O grande vencedor foi o grupo que criou o MIA, uma linha de skincare de rejuvenescimento feito com andiroba, cupuaçu, buriti e açaí. O segundo lugar foi a equipe que criou uma papinha de bebê com base na mandioca e embalagem de resto de açaí. E, finalmente, o terceiro foi o sérum de rosto feito a partir do buriti, espécie de palmeira de origem amazônica.
Caio Fanha, idealizador do Amazon Experience, professor e coordenador do International Office e redes de cooperação do CESUPA, conta que essa edição foi diferenciada por ter somente estudantes brasileiros e de várias partes do país. “Essa competição começou na internacionalização da nossa instituição e antes era metade alunos brasileiros e outra metade de alunos estrangeiros”, contou.
Para saber mais sobre a Coalizão pelo Impacto, acompanhe também nossas redes sociais: Instagram e LinkedIn.