Estudantes desenvolveram soluções inovadoras com recursos naturais da Amazônia no Amazon Experience
17 de junho de 2024Conselhos locais da Coalizão pelo Impacto fortalecem a pauta de negócios de impacto com Projeto Vitrine nas seis cidades
17 de junho de 2024Notícias
Encontro Nacional da Coalizão pelo Impacto reforça vínculos e a força da ação local
O evento foi um momento de fortalecer os vínculos entre os integrantes do programa
Entre os dias 18 e 20 de março, representantes das seis cidades da Coalizão pelo Impacto se reuniram para debater estratégias de ação, ecossistemas de negócios de impacto, recursos para filantropia, experiências na inovação e prioridades do programa em 2024. O encontro aconteceu na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre (RS).
Ao longo de três dias, 11 lideranças da Coalizão, parceiros estratégicos, equipe e coordenadores do programa buscaram alinhar a implementação dos planos de ação deste ano, avanços na cooperação e fortalecimento de vínculos entre todos os envolvidos no projeto.
Segundo Carla Duprat, diretora executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e líder na dimensão de Recursos Financeiros da Coalizão, a ideia do encontro foi celebrar os avanços, checar e validar as prioridades para possíveis correções de rotas nos próximos anos. “Cada cidade tem um ritmo diferente, mas todos apoiam a mesma causa”, afirmou.
A Coalizão tem quatro objetivos estratégicos, que guiaram as discussões durante os dias de evento:
- Fortalecimento de lideranças e infraestrutura local;
- Fomento a negócios de impacto;
- Geração de financiamento para organizações dinamizadoras;
- Geração de investimentos em negócios de impacto.
Daniela Estevam, coordenadora da Coalizão em Brasília, foi uma das lideranças presentes e gostou muito de todo encontro, em especial do painel Inspiração: ativação de ecossistemas, com Santiago Uribe, antropólogo e membro do projeto Rede de 100 Cidades Resilientes; Silvio Bitencourt, professor e gestor do Tecnosinos e de Tecnologia e Inovação da UNISINOS e; Fernanda Bombardi, diretora de programas do ICE. “Essa primeira oficina teve uma conexão mais próxima dos coordenadores com a equipe, com muitos insights, um diálogo operacional de ecossistemas, cases inspiradores e aplicáveis”, pontuou a coordenadora. Entre os principais resultados compartilhados no encontro, Estevam ressaltou a lei estratégica distrital de negócios de impacto de Brasília (Lei Nº 6832, de 26/04/2021) e como contribui na articulação com governo local para implementar as pautas da Coalizão na região.
Além do Encontro, os participantes marcaram presença em eventos de inovação e impacto, como o South Summit Brazil, nos dias 20 e 21 de março, no centro histórico de Porto Alegre. Também visitaram o Parque Científico e Tecnológico da PUC-RS, o TecnoPUC, e conheceram: Instituto Caldeira, Semente de Negócios e Bio hub, entre outras ações.
Para saber mais sobre a Coalizão pelo Impacto, acompanhe também nossas redes sociais: Instagram e LinkedIn.