Instituto articula e mapeia empreendedores e negócios de impacto em Paranaguá
12 de setembro de 2024Campinas Innovation Week posiciona cidade como polo referência em Ciência & Tecnologia com deeptechs e modelo em desenvolvimento sustentável
12 de setembro de 2024Notícias
Encontro de Empreendedorismo Socioambiental e Negócios de Impacto fortalece articulação e ecossistema do Ceará
Sete reitores de universidades participaram do Café com Reitores na Universidade Federal do Ceará (UFC), fortalecendo a rede local e impulsionando o ecossistema de impacto no estado
O I Encontro de Empreendedorismo Socioambiental e Negócios de Impacto do Ceará reuniu diferentes atores do ecossistema de impacto: empreendedores, representantes de organizações dinamizadoras, investidores, aceleradoras, incubadoras, instituições de ensino superior e outras pessoas interessadas no tema. O objetivo foi trocar experiências, debater opiniões, e participar de palestras e pitches de negócios de impacto socioambiental, oficinas e mesas redondas. O evento recebeu cerca de 150 pessoas entre os dias 19 e 20 de agosto, no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Organizado pela UFC em parceria com instituições como Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e Sebrae, essa programação possibilitou e incentivou a construção de uma rede de relacionamentos qualificada e com propósito coletivo, fortalecendo as iniciativas de impacto social e ambiental no Ceará e consolidando o papel das universidades como catalisadoras de inovação e transformação social.
Uma das palestras de destaque foi “O papel das universidades no fortalecimento do ecossistema de impacto: o caso do Pacto Alegre”, que apresentou o case da Tecnopuc, um Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com a presença do professor Jorge Audy, doutor em sistemas da informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS. Ainda no primeiro dia, outra apresentação teve como foco a universidade: “A academia como fonte estratégica para parcerias multissetoriais: informação, conhecimento e inovação para a economia de impacto”, com presença da professora Graziella Maria Comini, coordenadora do Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor (CEATS/USP); do professor Raimundo Costa Filho, físico e presidente da Funcap; e de Sandra Monteiro, secretária da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará; e mediação de Camila Aloi, gerente do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE).
Um café da manhã contou com a participação de sete reitores de instituições de ensino, públicas e privadas, do estado do Ceará: Carlos Kleber Nascimento de Oliveira, reitor da Universidade Regional do Cariri, Denise Ferreira Maciel, reitora do Centro Universitário FAMETRO , Hidelbrando dos Santos Soares, reitor da Universidade Estadual do Ceará, José Lima de Carvalho Rocha, reitor do Centro Universitário Christus, Jose Wally Mendonça Menezes, reitor da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Roque do Nascimento Albuquerque, reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Silvério de Paiva Freitas Júnior, reitor da Universidade Federal do Cariri.
Durante o evento, eles conheceram o case Pacto Alegre, mobilização idealizada pelas universidades gaúchas com o objetivo de contribuir na transformação da cidade como um polo de inovação, atração de investimento e empreendedorismo. Também criaram um grupo de trabalho para redigirem juntos os próximos passos do fortalecimento da economia de impacto no ambiente acadêmico, com apoio da Coalizão pelo Impacto em Fortaleza.
Bia Fiuza, coordenadora da Coalizão pelo Impacto em Fortaleza, explicou a importância desse encontro: “A ideia é buscar conexões e estímulos dessa agenda na universidade, entender como podem apoiar ainda mais os empreendedores locais”.
Camila Aloi ressalta que esse evento foi bem importante por ter sido um dos primeiros encontros de empreendedorismo social e negócios de impacto com tantas Instituições de Ensino do Ceará. “Fortaleza tem um ecossistema ativo com muitos atores e foi uma oportunidade rica de envolver tomadores de decisão para impulsionar ainda mais esse tema”, pontua a gestora. Acesse o site do encontro aqui.
Para saber mais sobre a Coalizão pelo Impacto, acompanhe também nossas redes sociais: Instagram e LinkedIn.