Encontro Anual da Coalizão discute avanços nas seis cidades e desafios para 2025
O Encontro Anual da Coalizão pelo Impacto 2025 chegou ao fim com o coração cheio de aprendizados, conexões e novos caminhos para fortalecer ainda mais os ecossistemas locais de impacto. O evento, ocorrido entre os dias 25 e 28 de março, em Fortaleza (CE), reuniu conselheiros do ICE, correalizadores, equipe da secretaria executiva e coordenadores das seis cidades da Coalizão pelo Impacto.
O encontro promoveu aprendizagem coletiva, conexão entre as organizações envolvidas e avanço das agendas estratégicas da iniciativa. As edições anteriores foram realizadas em Campinas e Porto Alegre. Em 2025, a organização local Somos Um foi a anfitriã do evento, destacando os avanços e desafios do ecossistema de impacto em Fortaleza.
Diogo Quitério, vice-diretor do ICE, fez um balanço da terceira edição do encontro:
“Foi o nosso terceiro encontro anual e é sempre um momento muito relevante para construirmos vínculos entre a governança local e nacional da Coalizão. Discutimos os avanços da iniciativa nas seis cidades e os desafios de implementação 2025, e nos inspiramos com pessoas, organizações e projetos do ecossistema de impacto de Fortaleza”, comentou.
Confira abaixo a programação dos quatro dias:
25/03 – Começamos com visitas ao Beco Céu e à Catarina Mina, onde assistimos aos pitches da Catarina Mina, Casa Azul, Giardino Buffet e Yby. Parte da equipe seguiu na Somos Um para uma rodada de avaliação sobre 2024.
26/03 – Refletimos sobre desafios 2025 da Coalizão e seguimos para celebrar a posse do CENI – Comitê Estadual de Negócios de Impacto, no Palácio do Governo.
27/03 – Um dia de construção coletiva na sede da Federação das Industrias (FIEC), com diálogos sobre os futuros possíveis da Coalizão e os aprendizados sobre catalisação de ecossistemas. Ao longo do dia tivemos apresentações do Banco do Nordeste, e de empreendedores do “O Mar Está para Peixe” e Instituto Metamorfose.
28/03 – Fechamos o roteiro de integração com o ecossistema de impacto local em conversa com as empreendedoras da Catarina Mina, Yby, Empoderar-Te e Social Brasilis, além de uma visita ao Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim.