Encontro Nacional da Coalizão pelo Impacto reforça vínculos e a força da ação local
17 de junho de 2024Coalizão pelo Impacto contrata Analista de Programas
25 de junho de 2024Notícias
Conselhos locais da Coalizão pelo Impacto fortalecem a pauta de negócios de impacto com Projeto Vitrine nas seis cidades
Os conselheiros locais irão desenvolver iniciativas para consolidar a pauta de empreendedorismo socioambiental
Para fortalecer as localidades na formulação de uma agenda de empreendedorismo, desde 2022, a Coalizão pelo Impacto conta com o apoio estratégico de conselhos locais nas seis cidades onde atua: Belém, Brasília, Campinas, Fortaleza, Paranaguá e Porto Alegre.
Esses conselhos são formados por cerca de 15 representantes do ecossistema da região, como gestores públicos, gestores de incubadoras, aceleradoras e do SEBRAE, professores universitários e lideranças de grandes empresas. Em 2024, começou um novo mandato desses conselhos e duas agendas seguem importantes em sua composição: a presença de ao menos 50% de mulheres e 30% de pessoas pretas e pardas.
Os grupos se reúnem pelo menos a cada três meses para compartilhar experiências e tomar decisões estratégicas na proposição de ações colaborativas com foco no desenvolvimento de negócios de impacto em suas cidades.
Além de uma formação mais representativa dos conselhos locais, outra grande ação é a capacitação desses conselheiros. Este ano, acontecerão encontros sobre a importância de uma liderança sistêmica. Por fim, o terceiro grande tema da agenda de 2024 é o Projeto Vitrine, uma iniciativa colaborativa a ser estruturada e implementada pelos membros dos conselhos com o objetivo de ampliar o engajamento, o senso de pertencimento e orgulho dos participantes com o próprio grupo e o tema do empreendedorismo social e de impacto.
“As reuniões dos conselhos são fundamentais na ativação de governança local, porque nesses espaços esse grupo interage, troca e consegue pautar a equipe da secretaria executiva da Coalizão”, explica Fernanda Bombardi, diretora de programas do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e líder na dimensão de Governança Local da Coalizão.
Bryan Muller, empreendedor social de Paranaguá, já atuou como membro do conselho local da Coalizão entre 2022 e 2024. Em março deste ano, assumiu a coordenação local da iniciativa. Ele conta que o Projeto Vitrine de Paranaguá será o Festival de Impacto, nos dias 22 e 23 de novembro, para difundir o conceito de negócios de impacto na população local e suas possibilidades para quem quer iniciar e conectar os atores envolvidos com essa causa. “O Festival tem essa função de conexão com a rede e dar visibilidade aos negócios”, afirma. Já Bia Fiuza, coordenadora da Coalizão de Fortaleza, finaliza: “Já vimos saírem daqui programas de formação de empreendedores, projetos para a imprensa, novas aceleradoras focadas em impacto, políticas públicas de inovação social, pesquisas de mestrado, eventos de ideação com jovens, iniciativas de inovação aberta com impacto para empresas. Todos colaboram para construírem uma agenda cada vez mais sólida para a região.”
Para saber mais sobre a Coalizão pelo Impacto, acompanhe também nossas redes sociais: Instagram e LinkedIn.