33ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação abordará os Impactos e Oportunidades das Tecnologias Emergentes
1 de novembro de 2023Fronteiras de Impacto #2: Perfil do empreendedor de impacto
23 de novembro de 2023Notícias
Conheça os selecionados na Chamada Impulso Colaborativo
A iniciativa visa fortalecer a colaboração entre organizações das seis cidades da Coalizão
A Coalizão pelo Impacto divulga nesta quinta-feira (16/11), os selecionados na Chamada Impulso Colaborativo, que promove o aprendizado e a troca de conhecimento entre organizações que atuam em diferentes cidades da Coalizão, Belém, Brasília, Campinas, Fortaleza, Paranaguá e Porto Alegre, inspirando colaborações e inovações sociais que ampliem o potencial das iniciativas.
Os critérios de seleção incluíam o alinhamento com a agenda da Coalizão pelo Impacto, relevância da colaboração, foco na ampliação de referências locais e o uso eficiente dos recursos disponíveis. Além disso, a capacidade de disseminar o conhecimento adquirido de forma inclusiva era fundamental.
Foram cinco projetos selecionados. A seguir, a lista completa:
Proposta 1: “Turismo e Gastronomia”
Organizações: Impact Hub Curitiba, Manioca e Assobio
Cidades: Belém (PA) e Paranaguá (PR)
O objetivo é impulsionar o ecossistema de gastronomia com bioeconomia e negócios de impacto em Paranaguá.
Proposta 2: “Academia e Negócios de Impacto”
Organizações: CESUPA – Centro Universitário do Pará e PUC Campinas
Cidades: Belém (PA) e Campinas (SP)
O objetivo é envolver instituições de ensino superior, começando pela PUC Campinas e priorizando as universidades mais engajadas, e o CESUPA para fomentar a criação de negócios que mantenham a floresta amazônica em pé.
Proposta 3: “Negócios de Impacto Socioambiental”
Organizações: CEI.UFRGS – Centro de Empreendimentos em Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e SECITECE – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará
Cidades: Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE)
Fornecer suporte a Negócios de Impacto Socioambiental (NIS) em várias fases de desenvolvimento, identificando melhores práticas e estratégias para cada estágio, desde a ideação até a tração.
Proposta 4: “Bioeconomia da Caatinga”
Organizações: Planet Coworking, AMAZ Aceleradora, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Programa Challenge Experience
Cidades: Fortaleza (CE) e Belém (PA)
O objetivo é dinamizar e estruturar o ecossistema de negócios de impacto na região e promover a restauração desse bioma.
Proposta 5: “Ecossistema de empreendedorismo”
Organizações: Casa Sete, Jovens de Expressão, Social Brasilis e Impact Hub Brasília
Cidades: Belém (PA), Brasília e Fortaleza (CE)
O objetivo é aprofundar o conhecimento de boas práticas e fortalecer o empreendedorismo periférico com foco no impacto socioambiental, enfrentando os desafios presentes nas periferias. Esta proposta conecta organizações que trabalham com esta agenda de Brasília, Fortaleza e Belém. Além das trocas, estas conexões resultarão em uma cartilha gratuita e online, que poderá ser compartilhada com outras organizações dinamizadoras interessadas em promover empreendedorismo de impacto socioambiental nas periferias.
.
Para saber mais sobre a Coalizão pelo Impacto, acompanhe também nossas redes sociais: Instagram e LinkedIn.