Coalizão pelo Impacto lança Matchfunding para fortalecer negócios de impacto nas seis cidades
8 de agosto de 2024Ceará dá um grande passo em direção à Economia de Impacto
14 de agosto de 2024Notícias
Conheça os 4 Compromissos dos de Negócios de Impacto
Nos últimos anos, a necessidade de reavaliar a forma como os negócios são conduzidos tornou-se cada vez mais relevante.
O crescimento dos negócios de impacto surge como uma resposta inovadora, integrando a lógica de mercado com a missão de gerar benefícios sociais e ambientais significativos.
Esses negócios não apenas visam o lucro, mas também se comprometem a resolver problemas cruciais que afetam a sociedade e o meio ambiente.
Vamos conhecer os compromissos que pautam a atuação dos negócios de impacto:
1. Entendimento do problema e da solução
Os empreendedores comprometidos em gerar transformações sociais e ambientais devem trazer a intencionalidade para o centro da estratégia do seu negócio. Isso implica conhecer o problema socioambiental que querem resolver (buscar dados, entrevistar pessoas que enfrentam o problema, entender as políticas públicas que já incidem sobre esse cenário etc); e escolher que parte desse problema irão resolver. Temas como evasão escolar, moradia digna, conservação florestal e resíduos são complexos e multifacetados, por isso não serão resolvidos através de uma única solução. É preciso entender que parte será afetada pelo produto ou serviço oferecido. Por último, a intencionalidade deve reforçar o compromisso com o problema mais do que com a solução – o aprendizado ao longo da jornada empreendedora muitas vezes leva a mudanças na solução até que se encontre aquela capaz de combinar rentabilidade com transformação socioambiental.
2. Efetividade do modelo de negócio
É importante que os empreendedores entendam que incorporar ferramentas e linguagens de negócio não irá macular a causa socioambiental que se pretende resolver. Ao contrário, quanto mais robusto e financeiramente sustentável for o negócio comprometido em gerar impacto socioambiental, mais produtos e serviços ele poderá oferecer, e mais transformação na vida das pessoas e do planeta ele poderá gerar. Isso implica conhecer modelos de negócio, refletir sobre produtificação e precificação, fazer análises de demanda, estudar modelo de receita (diferenciando muitas vezes clientes de beneficiários), profissionalizar esforços de marketing e vendas, gestão financeira etc.
3. Efetividade do impacto gerado
No começo da jornada empreendedora, o empreendedor comprometido com impacto socioambiental deve saber contar sobre a transformação que ele quer gerar na vida das pessoas ou do planeta, e apontar um ou dois indicadores que pretende-se acompanhar para mostrar essa mudança. Contudo, é importante que, na medida em que um negócio de impacto avança na sua jornada, que ele vá consolidando dados, evidências, externalidades e histórias que o ajudem a mostrar para os mais diversos públicos o que têm sido alcançado. Esse é o salto da intencionalidade para a efetividade – o que não quer dizer que não devemos abrir espaço para acolher os negócios que ainda não estão sendo efetivos. A mensuração de impacto não deve ser punitiva, mas uma ferramenta de gestão e planejamento estratégico.
4. Efetividade da governança
Os empreendedores comprometidos com impacto socioambiental têm a possibilidade de influenciar e transformar diversas partes da sua cadeia de atuação através de práticas de gestão mais justas. Não se trata de uma visão inocente que espera, desde o momento zero, a instituição de um conselho que envolva beneficiários, fornecedores e investidores para co-criar as estratégias e tomar decisões para o negócio. Contudo, na medida em que o empreendimento vá ganhando robustez, é importante que estes atores sejam escutados para equalizar visões de sucesso e justiça que possam influenciar práticas e decisões estratégicas para o negócio. Operar a partir de uma intencionalidade socioambiental e valores éticos pode ser revolucionário – e exigirá o apoio de todos os parceiros!
Os negócios de impacto demonstram que, apesar de não ser uma tarefa simples, é possível operar de maneira financeiramente viável enquanto se promovem mudanças positivas na sociedade e no meio ambiente. É uma jornada para a qual não é preciso estar pronto para começar. Mantendo a intenção de transformação como bússola, aprende-se ao longo do caminhar!
Se você é uma instituição de ensino superior, uma organização de apoio a empreendedores, uma empresa privada, um gestor público ou um investidor, junte-se à Coalizão Pelo Impacto e seja parte dessa transformação. Acesse www.coalizaopeloimpacto.org.br/vemtransformar
Para saber mais sobre a Coalizão pelo Impacto, acompanhe também nossas redes sociais: Instagram e LinkedIn.