Fronteiras de Impacto #2: Perfil do empreendedor de impacto
23 de novembro de 2023Fronteiras de Impacto #3: Atores de apoio a negócios de impacto
21 de dezembro de 2023Notícias
Coalizão pelo Impacto marca presença no Pará Negócios 2023
O tema de negócios de impacto estava presente em um dos maiores eventos de negócios da região
A Coalizão pelo Impacto marcou presença em um dos maiores encontros de negócios da região Norte, o Pará Negócios 2023, realizado nos dias 18 e 19 de novembro no Hangar, em Belém (PA). Com o tema “Inovação e Sustentabilidade”, o evento reuniu participantes em uma feira de negócios e facilitou a aproximação com empresas e práticas inovadoras.
Uma das participações da Coalizão foi no painel “Aceleração de Impacto na Amazônia – Por nosso protagonismo e sustentabilidade nos territórios”. O Professor da UFPA Antônio Jorge Gomes Abelém, coordenador local do programa, compartilhou informações sobre os esforços da Coalizão para fortalecer o ecossistema de impacto na região. O destaque foi o lançamento do AIA LAB, um programa de aceleração que busca fortalecer o protagonismo local na geração de impacto social positivo em Belém. A apresentação teve a contribuição de Jana Borghi, coordenadora do projeto.
Em outro painel, “Empreendedorismo de Impacto Socioambiental em Belém: Desafios e Oportunidades”, a Coalizão participou representada por Vivian Rubia, gerente de programas do ICE (Instituto de Cidadania Empresarial) e líder da dimensão “Organizações de Apoio a Empreendedores” da Coalizão. O painel contou com a presença de Camila Miranda, gerente de Mudanças Climáticas, Bioeconomia e Serviços Ambientais da SEMAS-PA, Suze Oliveira, coordenadora do Núcleo Inovação e Empreendedorismo Júnior – NIEJ/CESUPA e Hélio Mosquim, diretor de tecnologia da Vale para a Região Norte. Ambos são conselheiros locais da Coalizão Belém.
Hackathon Empreende Belém: Rumo à COP 30
Durante o Pará Negócios também ocorreu o Hackathon Empreende Belém: Rumo à COP 30, uma colaboração entre o Sebrae Pará e a Vale com correalização da Coalizão pelo Impacto e do Açaí Valley, como parte da programação. A iniciativa visou criar soluções de negócios de impacto positivo, preparando a cidade para a COP30, em 2025, e focando em soluções de bioeconomia.
Os participantes tiveram acesso a workshops, mentorias e trabalharam em equipes para desenvolver e validar ideias inovadoras, distribuídas nas categorias: área criativa, área técnica e área de negócios. Após a apresentação, três iniciativas foram premiadas. O primeiro lugar foi conquistado pelo projeto Concreto Verde, que utiliza vidro triturado misturado ao concreto para a fabricação de bloquetes sustentáveis. O segundo lugar foi para o projeto Hydrus, uma solução sustentável para melhoria no tratamento e no acesso à água potável. O terceiro lugar ficou com o projeto Caminus, que propõe uma estufa automática à base de luz Ultravioleta (UVA) para secagem rápida de materiais biodegradáveis.
Os vencedores receberam prêmios em dinheiro, associação growth da ABStartups, ingressos para o evento CASE em São Paulo para 2024 e acesso à infraestrutura do CESUPA para desenvolver startups socioambientais. Os projetos foram reconhecidos por suas propostas sustentáveis nas áreas de confecção, acesso à água e construção civil, demonstrando a diversidade e a inovação presente no Hackathon.
O objetivo da Coalizão pelo Impacto ao participar do Pará Negócios foi reforçar o compromisso em promover o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo de impacto na região e contribuir para a construção de soluções inovadoras e sustentáveis.
Para saber mais sobre a Coalizão pelo Impacto, acompanhe também nossas redes sociais: Instagram e LinkedIn.