
Coalizão publica guia de conversas significativas
12 de junho de 2025Campinas Innovation Week realça a sinergia entre inovação e impacto
Coalizão participa por mais um ano do principal evento de ciência, tecnologia e inovação da cidade.
Na segunda edição do Campinas Innovation Week, a Coalizão pelo Impacto reforçou seu compromisso com o projeto de catalização do ecossistema local conectando a inovação com a agenda da Economia de Impacto.
“Nosso conselho local sempre prioriza a visibilidade para Negócios de Impacto e empreendedores e empreendedoras locais que demonstraram em seus estandes e pitches como produzem impacto socioambiental positivo no mundo e em nossa região, transformando nossa cidade”, informou Thais Collichio, coordenadora da Coalizão em Campinas.
A Coalizão pelo Impacto participou do evento promovendo o acesso de 13 estandes (AfroTem, Ateliê Marcenaria, Catalisadora Maia, Cooperativa do Bassoli, Croopi, Ecomilhas, Guaráipu, Instituto Negras em Ação, Movimento Rosalina, Obará Edutech, Ozipa Criativa, Soulcial, WasteBank) na Vila das Startups do evento — uma ação proposta como projeto da Obará Edutech.
“Foi muito interessante ver os negócios da Coalizão nos estandes de um evento tão interessante e cheio de inovação. Mostra que os negócios de impacto socioambiental também fazem parte do ecossistema de inovação tecnológica e aprofundar esse caminho de aproximação desses temas é fundamental para o desenvolvimento sustentável do país”, afirma Mariana Brunelli, coordenadora de programas, ao considerar o feito um grande avanço para o ecossistema de Negócios de impacto.
O Campinas Innovation Week é um evento realizado pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), executado pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) e correalizado pela Fundação Fórum Campinas, Venture Hub e 100 Open Startups.
Destaques do encontro

Thais também sublinhou alguns momentos de destaque do evento, como a Oficina de Modelo C 2.0, da Move Social, destinada para empreendedoras e empreendedores locais e a presença de conselheiros e conselheiras da Coalizão, enquanto representantes e Multiplicadores da agenda de impacto, a exemplo da participação da 2.5 Ventures na articulação internacional. Com rodas de conversas abertas e significativas. Assim, o espaço do “Elas Conectam” foi um posicionamento claro de destacar a representatividade feminina com rodas de conversas abertas e significativas.
Como Embaixadora do tema de Impacto e Futuro Sustentável e membro do conselho local da Coalizão – Geórgia Bento, contribuiu para a realização do evento realizando a curadoria de três eixos estratégicos, conectando inovação, sustentabilidade empresarial para a economia de impacto e desenvolvimento territorial e sustentável.
Geórgia provocou o tema de Recursos Financeiros direcionados para empreendedores e empreendedoras de Impacto para mostrar a rota de apoio para a jornada empreendedora em Campinas.
.
Mariana Brunelli mediou a mesa sobre capital e impacto, discutindo a convergência entre capital financeiro e impacto socioambiental e explorando como os investimentos podem gerar retornos e solucionar desafios. A discussão contou com especialistas como Carine Jesus, gerente de Controladoria e líder do Grupo de diversidade, equidade e inclusão da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, representando a filantropia, Juliana Toledo, gerente de Portfólio no Yunus Latam, representando o crédito e instrumentos híbridos e Caio Cruz, associado e gerente de investimentos na Vox Capital, representando o capital de investimento. “Foi um painel super interessante, em que pudemos apresentar diferentes possibilidades de fomento e instrumentos de investimento em ecossistemas e negócios de impacto. Teve-se uma discussão sobre modelos inovadores para esse tipo de empreendimento e suas particularidades. Falamos ainda de blended finances, da importância do capital catalítico e de um capital adequado para cada fase da etapa da jornada empreendedora”, relatou Mariana.
Em sua mediação Fernanda Bombardi, diretora de programas do ICE, contou com a participação de Públio Ribeiro, Coordenador-Geral de Ambientes Inovadores e Startups no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Bruno Mira David, assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e do Prof. Newton Frateschi, vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Campinas. O painel demonstrou a conexão dos ecossistemas de Inovação e de Impacto na linha direta de sinergia com o poder público.