
Coalizão lança Relatório anual de 2024
20 de fevereiro de 2025
3º Encontro Anual 2025 da Coalizão pelo Impacto ocorrerá em Fortaleza (CE)
21 de março de 2025Campinas alia impacto com expertise em ciência, tecnologia e inovação

Em Campinas, a Coalizão acompanhou o lançamento do Impacto Plural, desenvolvido em parceria entre a Venture Hub e a Obará Edutech e apoiado na Chamada de Base Tecnológica de 2024. O Impacto Plural é um programa de aceleração de negócios de impacto, de fase pre-seed em diante, que ajuda empreendedores de base tecnológica, por meio de estrutura, mentoria, mensuração e uma rede de suporte local.
Georgia Bento, diretora executiva da Obará Edutech, uma das organizações implementadoras do Impacto plural, ressaltou a importância da criação do programa para a cidade de Campinas:
“O Impacto Plural marca um momento histórico para a cidade, principalmente por conectar Campinas, que é esse epicentro e capital de Ciência, Tecnologia e Inovação com a temática de negócios de impacto. Então, quando a gente pensa em uma cidade que tem por vocação utilizar tecnologia para escala e os desafios dos negócios de impacto que é a escalabilidade, pensamos em um terreno muito fértil de transformação e com certeza sem esquecermos das metas da agenda 2030. O Impacto plural, uma vez lançado pode construir legado unindo a potencialidade da cidade com o desejo da transformação socioambiental, nos preparando para um futuro mais justo, equitativo e plural”.
Para Vivian Rubia, Gerente de Comunicação e Programas do ICE, o lançamento reforça o compromisso da Coalizão em investir no desenvolvimento de negócios de base tecnológica que estejam comprometidos a gerar impacto socioambiental:
“Em 2024 a Coalizão investiu 1,2 milhão em programas voltados para o apoio a empreendedores comprometidos com a geração de impacto social. A cidade de Campinas tem um enorme potencial para a geração de negócios de tecnologia, estamos animados com as perspectivas do programa Impacto Plural”.
No mesmo dia, também foi lançado o Campinas Innovation Week 2025 (CIW), principal evento de ciência, tecnologia e inovação da cidade. Depois de ter participado da edição do ano passado com uma trilha de impacto, a Coalizão de Campinas já confirmou o interesse de participar da edição deste ano. De acordo com Thais Colicchio, coordenadora do programa em Campinas, será uma oportunidade de reforçar o compromisso com o ecossistema local:
“O Conselho Local da Coalizão pelo Impacto Campinas priorizou para levarmos novamente com representatividade os Negócios de Impacto locais para a Vila de Startups do evento. Uma ação que demonstra nossa parceria continuada e marca presença com essa rede de entidades do Ecossistema de Campinas”, explicou.
A abertura contou com a participação do prefeito Dario Assad e da secretária de desenvolvimento econômico, Adriana Flosi. Beto Scretas, consultor financeiro do ICE, aproveitou a oportunidade para compartilhar com ambos a oportunidade para que Campinas seja uma cidade pioneira na aprovação de uma estratégia municipal de apoio a negócios de impacto social.
Thais Colicchio enfatizou a importância do evento como um catalisador da sinergia entre a economia de impacto e o potencial sustentável da cidade de Campinas:
“Tivemos a oportunidade de mostrar para o Ecossistema de Campinas a sinergia entre nossa pauta da Economia de Impacto, com um olhar dedicado aos negócios de impacto de base tecnológica e a vocação em desenvolvimento sustentável da cidade capital da Ciência e Tecnologia”, disse.