
Caravana de Impacto movimenta ecossistema da inovação sustentável no RS
8 de setembro de 2025AIA LAB II prorroga inscrições
Edital vai selecionar e fortalecer 20 negócios de Belém e Região Metropolitana; o prazo encerra em 15 de setembro
O AIA LAB II – Aceleração de Impacto na Amazônia entrou em sua nova edição e está com inscrições prorrogadas até 15 de setembro. O programa é coordenado pela Casa Sete e surgiu a partir da aprovação na chamada de Financiamento de Programas de Apoio a Negócios de Impacto, da Coalizão pelo Impacto Belém. O objetivo é fortalecer microempreendedores da Região Metropolitana de Belém que gestam soluções com impacto socioambiental.
O edital oferece formações e conteúdos com foco no protagonismo amazônida; mentorias individuais e coletivas, rumo à sustentabilidade e atuação na Amazônia; encontros e conexões locais e nacionais; incentivo para que possam acessar: mercado, fomento, fornecedores, compradores e fortalecimento em rede. Esta é a segunda fase do projeto que se volta para projeto como o das Guardiãs do Cacau, da comunidade ribeirinha do Acaraçu.
“Ser empreendedora, mulher e ribeirinha, a gente se sente muito só em relação à incentivo e apoio. Mas o AIA Lab veio para fazer com que a gente acredite cada vez mais nos nossos sonhos. Veio dar um impulso não só financeiro, mas fazer com que a gente acredite que realmente é possível empreender e transformar a nossa realidade. Ele fez com que a gente abrisse os nossos olhos”, pontuou Diana Gemaque, empreendedora do grupo Guardiãs do Cacau.

A primeira edição do AIA LAB foi encerrada no começo do mês de agosto com a premiação de finalistas, como a Vivenciar Turismo de Base Comunitária, de Belém. Ana Karolina Jorge, da Vivenciar destacou que a troca de experiências entre as empreendedoras foi fundamental para a sua jornada. “As pessoas colocam o empreender na Amazônia como se fosse empreender em São Paulo. Só que não é assim”, afirma.

OPORTUNIDADE – Jana Borghi, da Casa Sete e membro do conselho da Coalizão Pelo Impacto Belém destaca que a primeira edição do AIA LAB foi uma jornada, mais voltada para o letramento dos empreendedores. A segunda edição visa expandir os conhecimentos dos empreendedores. “Os negócios que já amadureceram na primeira fase do projeto e agora devem conseguir se expandir no mercado. Esta edição é voltada tanto para quem já estava participando, mas também vai acolher novos empreendimentos, que querem ter seus produtos e suas marcas expostas e bem posicionadas em estabelecimentos comerciais, no mercado local ou mesmo no maketplace”, explica.
Mais do que um edital, o AIA LAB II representa o resultado do trabalho da Coalizão Pelo Impacto Belém – movimento que, desde 2022, vem estruturando o ecossistema de impacto na capital paraense por meio da articulação entre universidades, setor privado, sociedade civil e poder público. A Coalizão mobiliza e cria sinergias para pote