Conheça as propostas selecionadas na Chamada Impulso Colaborativo
8 de novembro de 2024Jornadas de Ensino Regional formam professores para atuar com tema do impacto no ensino superior
19 de dezembro de 2024Notícias
Festival Coaliza conecta pessoas e empreendimentos para um litoral mais próspero e consciente no Paraná
Nos dias 22 e 23 de novembro, o IFPR Campus Paranaguá recebeu a 1ª edição do Festival Coaliza para mostrar o que são e quem são os negócios de impacto da região
Cerca de 500 pessoas participaram do primeiro dia da 1ª edição do Festival Coaliza, evento dedicado a conectar pessoas e negócios de impacto positivo no litoral do Paraná. Organizado pelo Conselho Local da Coalizão pelo Impacto em Paranaguá (PR), o Festival teve o apoio de parceiros como Sebrae, Adetur Litoral, Beeland, Cattalini Terminais Marítimos, Grande Reserva Mata Atlântica, Fundação Grupo Boticário, Instituto ECOE, Instituto Federal do Paraná (IFPR Campus Paranaguá), Incubadora IFPR, Prefeitura de Paranaguá, Rumo Logística e Selva.
O encontro promoveu o empreendedorismo socioambiental e valorizou as vocações regionais com oficinas, painéis, atrações culturais, exposição de gastronomia caiçara, Pitch Day “Bangre Tank” e palestras. Além disso, contou com uma feira de negócios de produtores locais para expor iniciativas inovadoras e sustentáveis.
Bryan Müller, coordenador da Coalizão pelo Impacto em Paranaguá e diretor executivo da Olha o Peixe!, destacou o sucesso do evento: “Cumprimos nosso objetivo de conectar pessoas e negócios de impacto positivo”. E antecipou a intenção de realizar uma segunda edição em 2025 com apoio da Prefeitura de Paranaguá.
Fotos: Inove Foto e Vídeo.
Inspirado no reality show de empreendedorismo Shark Tank, o evento trouxe sua própria versão adaptada: o Bagre Tank, em que sete negócios de impacto apresentaram seus modelos e receberam avaliações e prêmios. A Beeland, que trabalha com abelhas nativas e reflorestamento, venceu na categoria de maior maturidade, enquanto a ManuPekena Biscuit foi premiada entre os negócios menos maduros.
Flávia Oliveira, conselheira local da Coalizão pelo Impacto e técnica administrativa do IFPR, ressaltou que o festival aproximou empreendedores e iniciativas locais e ajudou a divulgar o coworking, iniciativa lançada em outubro deste ano, e a incubadora do IFPR, lançada no ano passado com apoio da Coalizão. “Tivemos, por exemplo, um proprietário de cafeteria que veio buscar parcerias para revender produtos locais”, comentou. Flávia, que também citou projetos como o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) para fortalecer a pauta do afroempreendedorismo.
Outro destaque foi a Feira Tecnológica do IFPR, onde empreendedores apresentaram soluções inovadoras aos professores, alinhando impacto socioambiental à tecnologia.
Jefferson Bellenda, conselheiro da Coalizão e idealizador da Beeland, ressaltou a relevância do festival para mapear negócios de impacto e fomentar ações que melhorem os ecossistemas social, econômico e ecológico. Foi um dos responsáveis pela realização e articulação dos estandes de 35 expositores, que apresentaram produtos como doces, geleias, cosméticos naturais, artesanatos e alimentos da região. “O ponto que mais me marcou neste evento foi ver a força empreendedora do litoral do Paraná”, disse.
O festival trouxe o potencial transformador das parcerias locais e foi um marco no fortalecimento de iniciativas sustentáveis no litoral do Paraná.
Para saber mais sobre a Coalizão pelo Impacto, acompanhe também nossas redes sociais: Instagram e LinkedIn.