
Campinas alia impacto com expertise em ciência, tecnologia e inovação
27 de fevereiro de 2025Evento fortalecerá conexões, compartilhará experiências e fomentar políticas públicas para a agenda de impacto positivo no Brasil.
O 3º Encontro Anual 2025 da Coalizão pelo Impacto acontecerá entre os dias 25 e 28 de março, em Fortaleza (CE). Essa iniciativa nacional promove o empreendedorismo socioambiental e os negócios de impacto, com apoio de organizações correalizadoras como Instituto Helda Gerdau, Cosan, Fundação Educar Dpaschoal, Fundação FEAC, Fundação Grupo Boticário, Instituto Beja, Instituto Humanize, Instituto Sabin e RD Saúde, sob a secretaria executiva do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE).
O Encontro reunirá conselheiros do ICE, correalizadores, equipe da secretaria executiva e coordenadores das seis cidades da Coalizão pelo Impacto. O evento visa promover aprendizagem coletiva, conexão entre as organizações envolvidas e avanço das agendas estratégicas da iniciativa. As edições anteriores foram realizadas em Campinas e Porto Alegre. Em 2025, a organização local Somos Um será a anfitriã do evento, destacando os avanços e desafios do ecossistema de impacto em Fortaleza.
Para Carla Esmeraldo, coordenadora da Coalizão em Fortaleza, esta edição será um marco na economia de impacto no Nordeste. “A região tem um ecossistema vibrante de negócios de impacto socioambiental, com empreendedores que desenvolvem soluções inovadoras para desafios sociais e ambientais. No entanto, esses negócios ainda enfrentam desafios estruturais, como acesso a capital e redes de apoio”, afirma. Por isso, o evento busca descentralizar oportunidades e ampliar a agenda de impacto além do Sudeste.
Um dos destaques será a adesão do Governo do Ceará ao Sistema Nacional de Economia de Impacto (SIMPACTO). Durante o Encontro, acontecerá a posse do Comitê Estadual de Economia de Impacto, com autoridades estaduais e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), responsável pela Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto).
A programação inclui visitas e pitchs de negócios de impacto, como:
- Giardino Buffet: buffet móvel que promove empregabilidade para mulheres em situação de vulnerabilidade, revertendo seu lucro para o Movimento Saúde Mental.
- Beco Céu: espaço de inovação social revitalizado pelo Instituto Pensando Bem na Favela do Inferninho na periferia de Fortaleza.
- Catarina Mina: marca que valoriza o artesanato local e a economia colaborativa.
- Yby Soluções Sustentáveis: empresa que promove economia circular por meio de logística reversa e compostagem.
Outras atividades incluem visita ao Acervo Airton e Multiarte, debate sobre a Construção da Visão de Futuro da Coalizão e um diálogo sobre catalisação de ecossistemas e filantropia baseada em confiança. Será apresentada também a plataforma Impacta Ceará, desenvolvida pelo Conselho Local da Coalizão para mapear negócios de impacto socioambiental e organizações de apoio em Fortaleza. O mapeamento subsidiará a criação de políticas públicas, atração de investimentos e divulgação de oportunidades, cursos, podcasts, notícias e editais de fomento.
Para Carla Duprat, diretora executiva do ICE, o Encontro é uma oportunidade de aprofundamento e reflexão sobre o futuro da Coalizão, cujo compromisso atual se encerra em 2026. “Os membros do Conselho do ICE estão empenhados em visitar as cidades da Coalizão para planejar as próximas etapas. Utilizar recursos da filantropia para articular lideranças de diferentes setores é uma inovação essencial para potencializar políticas e programas existentes e criar novas soluções. Os avanços obtidos podem inspirar outras iniciativas de transformação social”, defende.Acesse o site do evento: https://coalizaopeloimpacto.org.br/encontroanual/